Por Colégio Cristão de Curitiba em 13 de Janeiro de 2023
Crianças e adolescentes e o excesso de telas

Vivemos a era digital!  
Apesar das muitas facilidades que ela pode nos trazer, parecemos não nos preocupar tanto com o impacto das telas na vida de nossos filhos.
Segundo o dr. Paulo Telles, o uso excessivo de telas está associado a distúrbios do sono e interfere na bioquímica do cérebro de forma semelhante às drogas psicoativas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, os transtornos de sono são cada vez mais frequentes e associados aos transtornos mentais precoces em crianças e adolescentes. O brilho das telas contribui para o bloqueio da melatonina e para a prevalência cada vez maior das dificuldades de dormir e manter uma boa qualidade de sono à noite na fase de sono profundo, com aumento de pesadelos e terrores noturnos.
A falta de sono adequado causa sonolência diurna, problemas de memória e dificuldade de concentração que resultam em diminuição do rendimento escolar e estão associadas a sintomas dos transtornos do déficit de atenção e hiperatividade.
A lista da SBP com os prejuízos do uso indiscriminado da tela ainda contempla dependência digital; problemas de saúde mental como ansiedade e depressão; sedentarismo; transtornos posturais e músculo-esqueléticos; transtornos de imagem corporal e autoestima; problemas visuais, miopia e síndrome visual do computador.
Mas há problemas bem maiores que qualquer um desta lista: o impacto espiritual que as telas têm exercido na vida das crianças.
Desde a fundação do mundo, o inimigo de Deus tem feito bom uso das brechas que o ser humano deixa em seus corações para encaminhá-lo pra bem longe do Altíssimo. Se formos honestos, não poderemos negar que a tv e o celular estão à disposição de nossas crianças por muito mais tempo do que deveria. Ademais, a grande maioria de nós já não consegue controlar os conteúdos acessados por nossos filhos. É aí que abrimos caminho pra atuação das trevas... A doutrinação vai acontecendo de maneira paulatina e sorrateira até que tenhamos perdido a comunicação, a confiança, o olho no olho, a doçura do relacionamento com os filhos, quando não, suas próprias almas.
A Palavra de Deus nos diz, em I Pedro:
“Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.
A responsabilidade de proteger nossos filhos é exclusivamente nossa! Não podemos salvar suas almas, mas devemos tapar as brechas de acesso a seus corações!
Que Deus nos abençoe e nos capacite a exercer nossa maternidade/paternidade com sabedoria.
Dayana Zanelatto
@maternar_pra_eternidade

https://drauziovarella.uol.com.br/coluna-2/criancas-adolescentes-e-o-excesso-de-telas-coluna/

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nenhum comentário. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!